Pular para o conteúdo principal

Investigando a ciências

Situação de aprendizagem 3
Turma 7 ano
Assunto: Córrego aberto
Sondagem
Quais são os córrego aberto que se encontram na sua região?
Quais são as doenças causadas por este rio poluído?
Qual a influência do homem neste impacto ambiental?

Problematização

Como resolver este problema dentro da sociedade?

Contextualização
Levar o aluno a compreender e identificar as causas e os prejuízos que este problema pode causar.
Uso da água do dia a dia e como fazer o tratamento dela.

Busca de dados de forma diversificada
Noticiários com fotos relacionados a enchentes e lixos descartados nos rios.
Gráficos
Entrevistas com moradores desta região.
Aprendizagem significativa do conhecimento
Trabalho em grupo
Aplicação do conhecimento em situações novas.
Interação entre os alunos.
Mostrar menos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combustão completa e Incompleta. 1 e 2TMA

Situação de Aprendizagem 02 COMBUSTÃO COMPLETA E COMBUSTÃO INCOMPLETA 1º ANOS O princípio de uma reação de combustão é a queima de algum combustível e um comburente — geralmente gás oxigênio (O2) — por meio de uma fonte de ignição, como uma faísca. Trata-se de uma reação que está presente em muitos aspectos do cotidiano, inclusive dentro de nossas células, sempre com o objetivo de produzir energia térmica. Dependendo da quantidade de oxigênio utilizada no processo de combustão, a queima pode ser classificada em completa ou incompleta. Saiba como acontece cada uma delas e quais são suas diferenças: Na combustão completa, o combustível reage totalmente com o oxigênio, liberando dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), além de água (H2O). Na combustão incompleta, por sua vez, parte do combustível não é consumido, sendo então oxidado — o que produz também monóxido de carbono (CO) ou carbono (C), conhecido como fuligem. Vale lembrar que, como as reações de combustão liberam e...

Forças de interação entre partículas que compõem os estados sólido, líquido e gasoso

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 01 TURMAS 2 ANOS    3º Bimestre Forças de interação entre partículas que compõem os estados sólido, líquido e gasoso HABILIDADES :  Construir e interpretar o conceito de forças interpartículas, relacionando-as propriedades das substâncias iônicas, moleculares e metálicas.  Será que as moléculas, quando próximas exercem algum tipo de força? A resposta é sim, átomos e moléculas por possuírem um campo magnético, exercem uma força sobre as outras. Então agora vamos entender exatamente que tipo de força é essa. Bons estudos!!!!!!! E nosso planeta, a água encontra-se nos estados sólido, líquido e gasoso. A água doce disponível (no máximo 0,3% de toda a água do planeta) já teria sido totalmente consumida se não fosse o ciclo hidrológico, que envolve, sob a ação da energia solar, o movimento contínuo das águas, distribuindo-as em diferentes regiões do planeta: estado sólido nas geleiras e calotas polares; no estado líqu...